gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais – PPGCMT

Área do conteúdo

V Edição 2022 – Marine ecosystems under pressure: current issues and future challenges in pollution science

A edição de 2022 do Spring School foi realizada nos dias 21 e 22 de novembro, como tema Marine ecosystemsunderpressure: currentissuesand future challenges in pollutionscience, sendo coordenada pelos professores visitantes do PPGCMT Dr. Tommaso Giarrizzo e Dr. Laercio Lopes Martins. Esta edição especial denominada “INSPIRE – International Spring School in Marine Science”, foi organizada em reposta a necessidade de um melhor entendimento dos impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e nas comunidades costeiras. O evento foi organizado pelo PPGCMT/UFC, com a colaboração dos docentes e alunos, com o suporte técnico do AtlanticInternationalResearch Centre (Air Centre) e a colaboração de outros doze programas de pós-graduação de universidades brasileiras.

O evento contou com dois principais tópicos, sendo o do primeiro dia sobre o destino e impactos dos plásticos nos ecossistemas marinhos e o segundo dia sobre a investigação dos derramamentos de petróleo e o impacto destes nos ecossistemas marinhos. Com um formato híbrido, na parte da manhã ocorreram as sessões online comseis apresentações cada dia de grandes pesquisadores internacionais(Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Noruega, Portugal e Turquia), com a presença de mais de mil participantes de mais de 50 países, e apresentações orais de alunos na parte da tarde (SideEvent). Também na parte da tarde ocorreram as atividades presenciais envolvendo cerca de 30 alunos (Students Training) com atividades de campo e práticas de laboratório.

Além dos coordenadores, compôs a comissão organizadora do evento os professores do PPGCMT Dr. Fábio de Oliveira Matos, Dr. Luis Ernesto Arruda Bezerra, Dra. Tallita Cruz Lopes Tavares Normando, Dr. Antonio Geraldo Ferreira, Dr. Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa, e Dr. Rivelino Martins Cavalcante. Já a comissão de estudantes foi composta pelas alunas de mestrado e doutorado, Luiza Costa Mello e Gabrielle Melo Fernandes, respectivamente, além das alunas de graduação Lais Érika Granjeiro do Monte e Tiffany Laura Januci Teles de Mendonça.

Clique aqui para mais informações

Site do evento: https://www.aircentre.org/5th-fortaleza-austral-spring-school/