Planejamento Estratégico
O PPGCMT almeja se tornar a principal referência no país na problemática socioambiental nas zonas costeiras e oceanos, bem como consolidar sua excelência internacional na avaliação quadrienal da CAPES 2021-2024. Para isso, tendo em tela os dados referentes ao relatório de avaliação da última quadrienal divulgado pela CAPES em meados de 2022, o PPGCMT aprovou no dia 20 de Abril de 2023 um planejamento estratégico para o período de 2023 – 2024, com um estabelecimento claro de metas e ações a curto, médio e longo prazo, pertinentes aos objetivos propostos quanto à gestão, formação de discentes e produção intelectual, visando consolidar-se ao longo da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável” como um programa de excelência internacional no ensino e pesquisa no campo das ciências do mar, com ênfase na análise, monitoramento, manejo e restauração ecossistêmica costeira e oceânica e enfoque na gestão dos impactos ambientais oriundos das mudanças climáticas. Para isso, o foco estratégico consistiu em consolidar o PPGCMT em sua excelência internacional, objetivando o conceito 7 da CAPES.
O plano apresenta 11 metas, detalhadas sob a seguintes estrutura: a) Estratégia; b) Objetivo estratégico envolvido; c) Ações a serem empreendidas para o alcance da meta; d) Prazo intermediário (para o acompanhamento parcial do alcance das metas propostas) e Prazo final; e) Nível de prioridade.
O presente planejamento estratégico é fruto das ações do processo de autoavaliação realizado junto aos discentes (ativos e egressos) e docentes do Programa, que mapeou as principais demandas, potencialidades e limitações a partir da elaboração da Matriz SWOT. Também conhecida como Matriz FOFA, essa ferramenta de gestão que tem como objetivo de colaborar para o planejamento estratégico a partir da análise de suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades(Opportunities) e Ameaças(Threats), detalhadas nesse link.
Esse planejamento estratégico visou atingir alto nível na formação de pesquisadores na área de Ciências Ambientais com foco no eixo transversal das zonas costeiras e do Oceano; um bem comum de grande importância nacional (“Amazônia Azul”) e internacional. A ONU declarou que a partir de 2021 os debates mundiais estarão centrados na “Década da Ciência Oceânica” face ao grave problema socioambiental existente nos oceanos do planeta. Ao mesmo tempo, o avanço do conhecimento técnico e científico torna-se fundamental para o avanço dos conhecimentos acerca do meio ambiente costeiro e marinho. Sob esse contexto,para ampliar as redes de internacionalização no debate da ciência oceânica, o PPGCMT vem investindo na interdisciplinaridade, atuação em redes nacionais e internacionais financiada em editais da União Europeia, América Latina (OEA) e Estados Unidos, bem como na diversidade de seu corpo docente, discente e na captação de estudantes e projetos internacionais. A realização de eventos internacionais, como o Fortaleza`s Austral Spring School, que em sua 5ª. Edição contou com a presença de mais de 1.000 participantes oriundos de 58 países, além de palestrantes de renome internacional, bem como a presença do PPGCMT em editais nacionais, como o Programa Institucional de Internacionalização(CAPES-PrInt), já aventado como meta no planejamento estratégico anterior (2017 – 2020) reforça o esforço de docentes, discentes e técnico-administrativos na ampliação da qualidade e raio de alcance do PPGCMT, bem como sua inserção social no Nordeste semiárido.
Clique aqui para ver o planejamento estratégico.