Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais – PPGCMT

Área do conteúdo

Histórico

Em 1998, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, iniciou o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), que foi consolidado em 2001 com o início do curso de mestrado e, posteriormente, com a criação do curso de doutorado em Ciências Marinhas Tropicais (2007). Naquele momento, o Labomar contava com um quadro reduzido de docentes próprios e o programa cresceu a partir da colaboração de docentes de outras unidades e instituições, dando-lhe, desde a época, um caráter interdisciplinar e colaborativo importante. Entretanto, com a criação dos cursos de graduação em Oceanografia (2007) e de Ciências Ambientais (2009), o quadro de professores foi ampliado e, em 2016, contava com 28 docentes lotados no instituto, reforçando a interdisciplinaridade com profissionais de diversas áreas, como advogados, biólogos, economistas, engenheiros civis, engenheiros de pesca, físicos, geógrafos, geólogos, químicos e oceanógrafos.

A partir de 2003 o PPGCMT iniciou a captação de cooperação nacional e internacional com agências ambientais e universidades nacionais e internacionais. Especificamente em 2009, começou um programa de mobilidade discente entre as instituições brasileiras e do exterior que mantêm convênio com o programa. Essas atividades envolvem cursos com participação de alunos e docentes de diferentes instituições, campanhas conjuntas de trabalhos oceanográficos e ambientais, participação em editais conjuntos e estágios discente (sanduíche) e docente (pós-doc e estágio sênior).

A primeira tese de doutorado defendida no programa foi o resultado de uma colaboração internacional entre o Labomar e a Universidade de Aveiro, em Portugal, fato esse emblemático do processo de evolução e internacionalização do programa em anos recentes. Essa tendência continua com o envio de novos estudantes para o doutorado sanduíche internacional em parcerias com a Universitat Autònoma de Barcelona, Universityof South Carolina, Instituto de Cienciasdel Mar y Limnología da Universidad Nacional Autonoma do Mexico (UNAM) e o Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA). O PPGCMT já contou com a saída de estudantes por meio de bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) e com Programa Institucional de Internacionalização – CAPES/PrInt.

Até 2020, o PPGCMT titulou 259 mestres e 111 doutores, tendo a forte aspiração, como compromisso de seu corpo docente, de atingir o conceito mais elevado nas próximas avaliações. A maioria das dissertações e teses é focada em problemas ambientais ou socioambientais, propondo alternativas com soluções para esses problemas.

Atualmente é um programa interdisciplinar voltado para a pesquisa e o ensino em Ciências do Mar e Meio Ambiente, atuando nas mais diversas áreas da Oceanografia e das Ciências Ambientais, como a Análise de Impactos Ambientais e Contaminação do Ambiente Marinho e Costeiro, Microbiologia e Biotecnologia Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental e Prospecção Sustentável de Recursos Ambientais com ênfase em Recursos Marinhos.

A produção científica do PPGCMT está alicerçada na tradição de mais de 60 anos de atividades de pesquisa e inovação do Instituto de Ciências do Mar. O reconhecimento da qualidade do trabalho realizado confirma-se por mais de 11 mil citações (base Scopus) recebidas pelos docentes do programa entre 1996 e 2016, o que confere um fator h 48 ao programa.

O quadro de docentes do PPGCMT ministra disciplinas, desenvolve pesquisas e ações de extensão na Área de Concentração “Ciência, Tecnologia e Gestão Costeira e Oceânica”, que possui três linhas de pesquisa: “Análise, monitoramento e gestão de impactos costeiros e oceânicos”, “Dinâmica de processos ambientais costeiros e oceânicos” e “Prospecção, manejo e conservação de recursos costeiros e oceânicos”.

Na avaliação da CAPES do quadriênio 2013-2016, o PPGCMT tornou-se o segundo melhor programa da área de Ciências Ambientais em número total de publicações e em publicações no extrato Qualis A, bem como no número de trabalhos defendidos. Como reconhecimento, o programa teve seu conceito elevado para 5.

Fruto do reconhecimento da excelência internacional do Programa, na avaliação do Quadriênio 2017-2020 o PPGCMT obteve o seu conceito elevado para 6.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo